a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Só há esta... é pra mim!

Mentira, cada vez vou menos ao cinema. Se há um filme a estrear sobre o qual tenho algumas expectativas já dou por mim a evitar ir vê-lo às salas de circuito comercial. Para quê, se o posso ver na minha tv panorâmica com um som dolby-não-sei-quê bastante razoavelzinho e sem ruídos adicionais de:
1) boçais mastigações pipocas;
2) toques de telemóveis (e pior, a serem atendidos durante a sessão);
3) grupos de pessoas a conversar umas com as outras como se estivessem no café.

Ver o filme em casa, no sofá, pode não ter o mesmo nível de espectacularidade que vê-lo no cinema, mas ao menos não despoleta os níveis de "quem pagou um bilhete para ficar o tempo inteiro irritado" com o comportamento desrespeitoso dos vizinhos do lado, a quem tentamos dissuadir com um violentíssimo golpe de estalido-de-língua, normalmente com uma considerável taxa de insucesso. Já lá vão os tempos em que o estalido-de-língua sortia algum efeito, e que havia mais civismo e (já agora) bom gosto nas salas de cinema. Mas este é o comentário típico de alguém na casa dos trintas. Somos por um lado os criançolas que se recusam a deitar fora (ou reciclar) os seus velhos bonecos da saga “Star wars” (a primeiríssima saga, com muito orgulho), bem como dos “Masters of the universe”, e por outro lado prematuros velhos rabugentos e nostálgicos acerca da magia da nossa geração, quem cresceu nos 80’s, nos 90’s, e continua a ligado ao imaginário de um “Jet set willy”, de um “Sabrewulf”” ou de um “Moon alert”.
A avaliar pela forma nostálgica como Nuno Markl também se refere ao mítico ZX Spectrum, entre outros ícones daquela altura, atrevo-me a incluí-lo também neste grupo de seres superiores, detentores da marca VG (ver primeiro post, se é que alguém lê isto). Ele vem também desta colheita magnífica, da geração da pantera cor-de-rosa (escrevi cor com o acento circunflexo mas o corrector de texto apagou-o, enfim, vou reprimir o apelo reaccionário). E a prova está nesta sua recente colecção de cromos. Desde o castelo de Grayskull lá ao fundo até à - já referida neste blog - latinha de leite Toddy, cujo sabor continua ainda hoje estampado, qual calquito, na nossa memória colectiva. Prometo que irei participar nesta iniciativa.
Talvez seja uma espécie de imatura velhice toda esta nostalgia. Uma coisa é certa, sentimos já o aperto de sermos uma espécie em vias de extinção. Outra geração de trintões tomará o nosso lugar, com outras referências. Julgaremos sempre que a nossa teve mais espaço para a fantasia, estivemos nas origens do que evoluiu hoje para um Nintendo Wii. Somos os dinossauros que sobreviveram às novas tecnologias. Admiramo-nos de quão perto já estamos da realidade virtual, mas acharemos sempre que nada chega aos calcanhares de um “Knight Lore” da grande “Ultimate”. E viva o Tron, já agora. Que este revivalismo vai também perpassar nas salas de cinema. Eu cá esperarei pelo dvd para o ver, calmamente, no conforto do meu sofá, longe dos grunhidos e vociferações adolescentes das salas Lusomundo.
P.S.: Markl caminha na passadeira amarela, qual geração dos trintas a caminho do feiticeiro de Oz. Bem precisamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário