a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bricolage

Vale sempre a pena revisitar este retrato da sociedade, saído das mãos geniais de Quino, que adaptpu aqui uma frase célebre do próprio Charlie Chaplin “A vida, quando vista de perto, é uma tragédia, mas vista ao longe é uma comédia”. Este aspecto idiossincrático do humor, que depende da escala espacio-temporal, estende-se também, neste cartoon de Quino, às diferentes classes sociais. Enquanto uns (os ricos) se riem do Charlot a comer o seu próprio sapato, outros (os pobres) choram ao ver a mesma cena no ecrã.

Ora, isto para dizer que hoje houve bricolage cá em casa. Lembrei-me então de uma outra personagem de comédia, desta feita o Mr.Bean. Eu cá não o vejo do meu balcão de 10.000 dólares. De facto, enquanto uns se riem dele a bandeiras despregadas, quando o vêem a tentar montar um móvel ou pregar um quadro na parede, aquilo a mim gera-me outro tipo de sentimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário