a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

quarta-feira, 16 de março de 2011

uma raposa, zero clichês.

Um filme de animação sem clichês? É possível? Sim. Porque é mais uma obra imperdível de Wes Anderson.

Sou absolutamente fã e seguidor das obras deste cineasta, que considero um dos melhores contadores de histórias da actualidade. Sempre com um ponto de vista original e um talento para criar personagens fascinantes, Wes tem ainda um sentido estético apuradíssimo. Faz travellings que nos arrastam para dentro do ecrã e joga com o segundo e terceiro plano em cada cena, construindo cenas de uma riqueza cinematográfica como raramente se vê hoje em dia. Aliás, o estilo de Wes Anderson é único, tem clara assinatura. E a meu ver, ele é um fazedor de clássicos . Talvez as pessoas ainda não tenham reparado.

Pelo menos para mim, são clássicos. Quantas vezes já eu vi o Aquatic Life of Steve Zissou, e estou sempre a descobrir coisas novas em cada novo visionamento. Nem foi um filme que maravilhasse de sobremaneira à primeira, mas à segunda (porque tinha que haver segunda) fiquei apaixonado pelo filme. Pelo filme, pelas suas personagens, os ângulos com que são reveladas, a subtileza dos diálogos que as revestem, os cenários que as enquadram. A forma como a montagem revela a acção e conversa com a banda sonora.

Sou tão aficionado pelos filmes de Wes Anderson como o era pelas rapsódias Disney em criança. Isto é, consigo ver e rever vezes a fio cada filme. Daí chamar-lhes clássicos. Não são descartáveis. Têm uma tal profundidade subtilmente escondida, que são intemporais.

Pode ser que me engane. Aliás, pode ser que já esteja enganado em achar Wes Anderson um dos melhores cineastas da actualidade. E que The Life Aquatic of Steve Zissou é um dos meus filmes preferidos de sempre. Isto não desfazendo outras excelentes obras deste realizador, como “Rushmore”, “The Tenembaums” e “Daarjeling Limited”.

E agora este fantástico filme, “The Fantastic Mr. Fox”, que sendo um filme de animação, é mais do que tudo um filme de Wes Anderson. E para quem é da geração de “O vento soprando nos salgueiros” esta junção Wes Anderson e bichos-do-bosque animados é uma fusão que definitivamente recomendo.

Já para não falar na banda sonora. O Wes é ainda a meu ver um dos melhores a jogar com a banda sonora na montagem dos seus filmes. E este filme é mais uma prova disso.

2 comentários:

  1. Hum... Interessante.

    Interessante também as escolhas dos actores que fizeram as vozes.

    Vou ver se consigo encontrar este filme e vê-lo.


    PS: Não gostei nada dos tanebaums!!!:P

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. "Os Tenembaums" é de facto um dos filmes mais difíceis dele. E o Rushmore também não é o mais fácil de se gostar. Mas não desistas já da minha tese de que o Wes Anderson é um dos melhores cineastas sem antes veres o Aquatic life of Steve Zissou. E se não gostares desse à primeira vê uma segunda vês. Se mesmo assim não gostares, eu mudo este post.

    Mas tens que gostar, nem que seja pelo Bill Murray. A parceira Bill Murray - Wes Anderson é qualquer coisa.

    ResponderEliminar