a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

sábado, 16 de outubro de 2010

Onde pára a Blogosfera?

Desde pequenos que aprendemos na escola o que é a Atmosfera, a Hidrosfera, a Litosfera, e até nos explicam o que é a Biosfera. Mas ninguém nos ensinou que coisa é esta onde vivemos, que é a Blogosfera.

Que parte do mundo ocupa a Blogosfera? Onde é que ela está? Com tanta informação publicada em posts não se faz lixo nenhum? Qual é o impacto ambiental de tanto post? Para onde é que eles vão?

Já se sabe, para os arquivos. Mas para mim os arquivos são grandes armários ou intermináveis estantes carregadas de documentação obsoleta que faz no entanto parte do histórico de determinado escritório ou redacção. Mas nos blogs não é assim. Não se sabe em que espaço pára a informação.

Platão gostaria de ter vivido nesta era digital, onde parece que caminhamos para a não existência. No mundo virtual poderemos estar perto no mundo das ideias, onde o corpo deixará de existir.
Apenas a mente, dentro do mundo digital.
Qual Pantera cor-de-rosa quando tenta aspirar uma mosca pousada no seu nariz e acaba a aspirar-se a si própria, assim viveremos no mundo virtual. Personagens, surrogates de nós próprios.

A grande transição será quando não precisarmos de comer. O que nos agarra o corpo é a fome.
E por acaso estou cheio de fome. Afinal era isso. Vou comer.

Já não quero saber onde pára a Blogosfera. Mas no entanto, questões como esta não deveriam ficar em branco. Tal como aquela questão que o Markl referiu no seu livro de cromos: "como é que os jornalistas cabem na televisão? Onde é que metem as pernas?"

1 comentário:

  1. Só tu para te lembrares do filme em que a Pantera se aspira a si própria!

    ResponderEliminar